
Competências Profissionais: Um Estudo com Gestores do Varejo de Moda do “Barro Preto” - Belo Horizonte (MG)
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21714/tpa.v2i2.13816
ISSN2238-104X
AutoresKely César Martins de Paiva, Érika Fortes Perdigão Nicolai,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO objetivo geral deste trabalho e descrever e analisar como se configuram e sao geridas as competencias gerenciais de gestores de empresas do setor varejista do polo de moda do Barro Preto na percepcao dos gerentes e de outros membros da equipe comercial. Para tanto, levou-se em consideracao o modelo de competencia de Paiva (2007). A pesquisa realizada caracterizou-se como de campo, nos moldes de um estudo de caso descritivo, de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de levantamento e analise documental e da realizacao de entrevistas. Os sujeitos foram escolhidos pelos criterios de acessibilidade e conveniencia. Os dados coletados foram organizados, tratados e analisados por meio da tecnica de analise de conteudo. Na sequencia, foram apresentados dados demograficos e funcionais dos entrevistados. Para a maioria dos entrevistados, a nocao de competencia esta ligada a acao; eles tem consciencia de que o gestor ocupa um espaco intermediario na hierarquia organizacional e de que trabalha em um ambiente marcado por ambiguidade, contradicoes e cobrancas. Assim, para serem gerentes competentes, os entrevistados atestaram a necessidade de formacao academica, sem deixar de considerar a importância da experiencia. O estudo sugere a importância da aprendizagem informal na formacao e no desenvolvimento da competencia dos gerentes, principalmente por meio da figura do “gerente modelo”, ou seja, aquele que e considerado o espelho para os demais membros da equipe comercial. Por fim, apontam-se as limitacoes deste estudo e sugere-se a ampliacao da pesquisa.
Referência(s)