Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelagem Integrada do Problema de Programação de Tripulantes de Aeronaves

2011; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14295/transportes.v19i1.208

ISSN

2237-1346

Autores

Wagner de Paula Gomes, Nicolau Dionísio Fares Gualda,

Tópico(s)

Optimization and Mathematical Programming

Resumo

<p class="resumo-texto" style="margin: 0pt;"><span style="font-size: x-small; font-family: Times New Roman;">Este artigo trata o Problema de Programação de Tripulantes (PPT), de importância fundamental no planejamento operacional das empresas aéreas. O PPT é normalmente dividido na literatura em dois subproblemas, formulados e resolvidos sequencialmente: Problema de Determinação das Viagens (PDV) e Problema de Atribuição de Escalas (PAE). Esta decomposição justifica-se pela sua natureza combinatória, porém deixa de proporcionar um tratamento global ao PPT, em termos de custo e qualidade da solução final. Portanto, o estado da arte envolve a solução integrada do PPT, em que ambos os subproblemas são resolvidos simultaneamente. O problema, no entanto, é NP-Difícil. Esta pesquisa apresenta uma metodologia para modelagem integrada do PPT, através de um Algoritmo Genético Híbrido (AGH) associado a um procedimento de busca em profundidade, levando em conta as particularidades da legislação brasileira. A metodologia foi testada, com sucesso, para a solução de instâncias baseadas na malha real de uma empresa aérea brasileira.</span></p>

Referência(s)