Frequência absoluta e relativa do conhecimento de resultados na aprendizagem de uma ha¬bilidade motora em crianças
1994; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 14 Linguagem: Português
10.5902/231654648304
ISSN2316-5464
Autores Tópico(s)Children's Physical and Motor Development
ResumoO presente estudo teve como objetivo verificar os efeitos da variacao das frequencias absoluta e relativa do conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem de uma habilidade motora em criancas. Participaram do experimento 80 criancas, na faixa etaria de 10 anos de idade, distribuidas em 4 grupos de 20 sujeitos de acordo com as condicoes de frequencia de CR. O delineamento experimental abrangeu duas fases: aquisicao e transferencia. Na fase de aquisicao, os grupos receberam CR de acordo com as seguintes condicoes de frequencia: 100%, 66%, 50% e 33%. Foi utilizada a analise de variância a dois fatores (grupos X blocos), com medidas repetidas no ultimo fator, nas duas fases do estudo, utilizando as medias em blocos de 5 tentativas. Os resultados na fase de transferencia demonstraram uma diferenca significante (p < 0,05) a favor do grupo que praticou, na fase de aquisicao, com uma frequencia relativa de 33% de CR. Os resultados permitem concluir que frequencias relativas altas de CR podem nao ser efetivas para a aprendizagem, de acordo com a hipotese de orientacao, por nao desenvolver a capacidade de deteccao e correcao de erros de forma eficiente e, tambem, contradizem conclusoes anteriores de que fornecer mais feedback e melhor para a aprendizagem.
Referência(s)