Artigo Revisado por pares

Branding no esporte: estudo aplicado à marca Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

2010; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português

10.13037/ci.vol11n20.952

ISSN

2178-0145

Autores

Rosana de Oliveira Freitas Sacchet, Lucas de Oliveira Freitas Sacchet, Marcus Vinícius de Moura Ferreira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo propoe uma estrategia de posicionamento para a marca Gremio Foot-Ball Porto Alegrense. Keller & Machado (2005) chamaram a atencao para o caso do esporte no Brasil, que limita seus resultados financeiros de acordo com derrotas ou vitorias. Para esse fim, realizou-se uma pesquisa exploratoria qualitativa de imagem e identidade do Gremio, sendo a principal contribuicao a sugestao de um posicionamento em relacao a marca Gremio, resultando na quebra de um paradigma institucional centenario: transformar o “time de futebol”, em um “clube de futebol”.

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