
Radiojornalismo, convergência e economia política da comunicação: análise da produção de conteúdos em rádios na internet, o caso da Teresina FM
2014; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1518-2487
Autores Tópico(s)Media Studies and Communication
ResumoO artigo mostra como as caracteristicas da convergencia midiatica estao presentes nos programas do radiojornalismo produzido em emissoras de radio brasileiras, especificamente a Teresina FM, em sua versao hipermidiatica. Sob a perspectiva analitico-descritiva, esta pesquisa aborda os conteudos radiojornalisticos na internet considerando a industria da radiodifusao brasileira, focando como os formatos produtivos se apresentam na convergencia midiatica. Deste cenario, analisa-se o conteudo produzido e suas diferentes plataformas e como tais mecanismos sao adotados pela industria radiofonica. Desenvolve-se o artigo a partir da Economia Politica da Comunicacao, seguindo este referencial teorico tambem se incorpora a contribuicao dos estudos em comunicacao digital. A alteracao envolve muito mais do que uma nova caracterizacao do meio, mas tambem de uma adequacao empresarial. Observa-se que a emissora apresenta elementos da convergencia, e se encontra em pleno processo de transicao para a plataforma da internet.
Referência(s)