Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Linguagem: Português

10.20396/etd.v9in.esp..725

ISSN

1676-2592

Autores

Fátima Antunes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Processo de Bolonha constitui um método de acção política em direcção ao Espaço Europeu do Ensino Superior que representa uma nova ordem das relações sociais em educação. A governação multi-escalar, a acção transnacional, a agenda globalmente estruturada para a educação e modelo(s) educativo(s) de ambição mundial perfilam o terreno em que se confrontam programas e protagonistas em torno da constitucionalização do projecto neoliberal e da construção da educação como direito humano ou mercadoria. Neste contexto, o Processo de Bolonha está a configurar um novo quadro regulatório para o ensino superior na Europa em que o mercado ou o cosmopolitismo são sentidos possíveis da mudança com desiguais probabilidades de desenhar o futuro.

Referência(s)