
A teoria vista do quadro-negro: tensões da epistemologia no discurso docente sobre Teoria(s) da Comunicação
2015; Programa de Pós Graduação em Comunicação; Volume: 14; Issue: 27 Linguagem: Português
10.5902/2175497717349
ISSN2175-4977
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoQual a visão de docentes de Teoria da Comunicação a respeito da constituição e dos limites epistemológicos dessa disciplina? Essa questão emerge da tensão entre a pluralidade de teorias em circulação na Área e as demandas disciplinares institucionais. A partir de questionários respondidos por quinze docentes de universidades públicas e privadas escolhidos após pesquisa exploratória prévia, foram delineadas três grupos de respostas: (1) as ambivalências epistemológicas da área manifestam-se na discordância a respeito do espectro coberto pela disciplina; (2) "significado histórico" e "relevância contemporânea" são levados em conta pelos docentes na escolha dos tópicos da disciplinas; (3) identifica-se a presença de demandas institucionais na definição dos conteúdos curriculares. Esses fatores são discutidos a partir de suas ramificações epistemológicas.
Referência(s)