
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO À GESTANTE, PUÉRPERA E RECÉM-NASCIDO: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
2014; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18673/gs.v5iespecial.13795
ISSN1982-4785
AutoresThaís Norberta Bezerra de Moura, Anna Katharinne Carreiro Santiago, Mirella Bandeira Santos, Andréa Conceição Gomes Lima, Reyjanne Barros de Carvalho, Michelle Vicente Torres,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoINTRODUCAO: A gestacao representa periodo unico e especial na vida da mulher, no qual a sensacao de tornar-se mae confunde-se muitas vezes com incertezas, medos e insegurancas. OBJETIVO: Relatar a experiencia de um grupo de Residentes, que realizaram atividades para as gestantes adscritas no territorio constituido pelos bairros Sao Joaquim e Nova Brasilia. METODOLOGIA: O curso para gestantes acontecia quinzenalmente e contou com a parceria das equipes de saude da familia do turno da tarde. Cada encontro iniciava-se com uma dinâmica, em seguida, temas sobre pre-natal, gestacao, parto, puerperio e cuidados com o recem-nascido eram abordados. Entre os temas abordados destacam-se: Importância do pre-natal; atividade fisica na gestacao; cuidados com o recem-nascido; e encerramento com a entrega de enxoval e certificados de participacao. RESULTADOS: O curso oportunizou a troca de saberes e de vivencias, ja que os encontros aconteciam sobre o prisma de rodas de conversa. Como o grupo de gestantes era composto por 80% de adolescentes e primiparas, o curso beneficiou esse grupo que dispunha, ate entao, de poucas informacoes e experiencias a respeito dessa fase de suas vidas. CONCLUSAO: Observou-se que a abordagem multidisciplinar proporcionou um atendimento integral a gestante. DESCRITORES: Gestantes; Educacao em Saude; Atencao Primaria a Saude.
Referência(s)