Artigo Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO À GESTANTE, PUÉRPERA E RECÉM-NASCIDO: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

2014; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18673/gs.v5iespecial.13795

ISSN

1982-4785

Autores

Thaís Norberta Bezerra de Moura, Anna Katharinne Carreiro Santiago, Mirella Bandeira Santos, Andréa Conceição Gomes Lima, Reyjanne Barros de Carvalho, Michelle Vicente Torres,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

INTRODUCAO: A gestacao representa periodo unico e especial na vida da mulher, no qual a sensacao de tornar-se mae confunde-se muitas vezes com incertezas, medos e insegurancas. OBJETIVO: Relatar a experiencia de um grupo de Residentes, que realizaram atividades para as gestantes adscritas no territorio constituido pelos bairros Sao Joaquim e Nova Brasilia. METODOLOGIA: O curso para gestantes acontecia quinzenalmente e contou com a parceria das equipes de saude da familia do turno da tarde. Cada encontro iniciava-se com uma dinâmica, em seguida, temas sobre pre-natal, gestacao, parto, puerperio e cuidados com o recem-nascido eram abordados. Entre os temas abordados destacam-se: Importância do pre-natal; atividade fisica na gestacao; cuidados com o recem-nascido; e encerramento com a entrega de enxoval e certificados de participacao. RESULTADOS: O curso oportunizou a troca de saberes e de vivencias, ja que os encontros aconteciam sobre o prisma de rodas de conversa. Como o grupo de gestantes era composto por 80% de adolescentes e primiparas, o curso beneficiou esse grupo que dispunha, ate entao, de poucas informacoes e experiencias a respeito dessa fase de suas vidas. CONCLUSAO: Observou-se que a abordagem multidisciplinar proporcionou um atendimento integral a gestante. DESCRITORES: Gestantes; Educacao em Saude; Atencao Primaria a Saude.

Referência(s)
Altmetric
PlumX