Artigo Revisado por pares

EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA CULTURA CORPORAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

2001; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Espanhol

ISSN

2179-3255

Autores

Guilherme Carvalho Franco da Silveira, Joelcio Fernandes Pinto,

Tópico(s)

Martial Arts: Techniques, Psychology, and Education

Resumo

RESUMO: O objetivo deste relato e apresentar uma proposta de curriculo de Educacao Fisica cujas referencias sao as abordagens criticas da educacao e da educacao fisica. Esta proposta de trabalho vem sendo desenvolvida ha tres anos no Colegio Santo Antonio de Belo Horizonte, com resultados animadores e apontando um caminho, dentre varios imaginaveis, para abordar a educacao fisica nao mais como mera atividade escolar, mas sim como componente curricular da educacao basica (LDB/96) cujo conteudo e a cultura corporal de movimento, expressa nos jogos, na danca, nos esportes, nas lutas e nas ginasticas. PALAVRAS-CHAVE: Educacao Fisica escolar; abordagem critica; curriculo. Physical education in the movement culture perspective: A pedagogic proposal ABSTRACT: The purpose of this article is to show the current Physical Education (PE) curriculum of a private school, in the state of Minas Gerais, based on the critical theories of education and PE as well. This PE project has been implemented in the past three years, showing a non-tradicional way to teach this subject and presenting the possibility of understanding PE as a subject like any other in the school, with its specificity that is to study and transform the human movement culture (games, sports, dance, gymnastics, martial arts). EY-WORDS: Physical education; curriculum; educational critical theories. Proposicion pedagogica de educacion fisica en la perspectiva de la cultura corporal RESUMEN: El objetivo de este relato es presentar una proposicion de curriculum de Educacion Fisica, cuyos referenciales son los abordajes criticos de la educacion y de la educacion fisica. Esta proposicion de trabajo viene siendo desarollada hace tres anos en el colegio “Santo Antonio” de Belo Horizonte, con resultados animadores y senalando un camino, entre otros varios posibles, para abordar la educacion fisica no como mera actividad escolar, sino como componente curricular de la educacion basica (LDB/96) cuyo contenido es la cultura corporal de movimiento, expresada en los juegos, la danza, los deportes, las luchas y la gimnasia. PALABRAS CLAVES: Educacion fisica escolar; abordaje critico; curriculum.

Referência(s)