Artigo Produção Nacional

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS LEVES E NOVOS: UMA ANALISE A LUZ DAS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE PORTER (1986)

2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 10; Issue: 18 Linguagem: Português

ISSN

1984-6142

Autores

Ricardo Antônio De Marco, Gustavo Guisolphi, Rodrigo Pecinato,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Esse estudo teve como objetivo analisar as estrategias competitivas utilizadas pelas concessionarias de automoveis leves novos na regiao oeste de Santa Catarina a luz das estrategias genericas de Porter (1986). Para atingir esse proposito, utilizou-se da pesquisa qualitativa optando-se pelo estudo de caso exploratorio. A pesquisa foi realizada num municipio em que atualmente estao instaladas cinco concessionarias: Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Ford e Kia. Foram entrevistados os proprietarios/dirigentes que, por meio de perguntas semiestruturadas, discorreram sobre o posicionamento estrategico das concessionarias. A analise dos dados foi realizada a partir do metodo dedutivo segundo os preceitos de estrategias genericas de Porter (1986). A pesquisa demonstrou que as concessionarias representantes das marcas: Fiat, Chevrolet e Volkswagen, utilizam a estrategia de custos, visto o direcionamento voltado para a lideranca de mercado por meio da priorizacao de altos volumes de compras para baixar os custos de aquisicao, o foco na busca pelo maior volume de vendas, maior valorizacao dos veiculos usados envolvidos na troca por veiculos novos e agressividade na realizacao de campanhas de marketing. Em outro norte, as concessionarias Ford e Kia caracterizam suas estrategias pela diferenciacao, posicionamento que se configurou pela fuga da guerra de precos, a valorizacao de elementos diferenciais tecnologicos, inovacao e qualidade dos produtos e na prestacao de servicos.

Referência(s)