Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO ESCOLAR DOMICILIAR: DIREITO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOENTES

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/repod-v4n1a2015-31308

ISSN

2238-8346

Autores

Eneida Simões da Fonseca,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Este texto aborda a temática do atendimento escolar de crianças e adolescentes doentes e reflete sobre a construção social de conceitos no que se refere ao adoecer, ao hospital e à hospitalização, ao nascer, ao viver e ao morrer. A terminologia utilizada para definir o atendimento escolar dado aos enfermos, o respaldo legal e os objetivos dessa modalidade de ensino são abordados. A clientela atendida e a dinâmica do trabalho escolar realizado são apresentadas, bem como o quantitativo de escolas em hospitais e de atendimento escolar domiciliar no contexto brasileiro. São discutidas as aproximações e os distanciamentos da realidade brasileira em relação a essa modalidade de ensino no contexto canadense, contribuindo para com algumas considerações sobre a escolaridade no ambiente hospitalar.

Referência(s)