
O Estudo da Influência Simbólica do Líder no Processo de Gestão do Conhecimento
2015; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20397/2177-6652/2015.v15i1.626
ISSN2177-6652
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO esgotamento do modelo classico de gestao organizacional, baseado na capacidade produtiva, em virtude da crescente complexidade do contexto economico e social, exigiu das organizacoes esforco e dedicacao para promover reposicionamento estrategico e adotar novas formas de pensar o negocio e coordenar os recursos. As vantagens de carater temporario como o acesso a mercados fornecedores e consumidores, producao baseada em escala e escopo, entre outros, deixaram de surtir efeito, abrindo espaco para a concepcao estrategica baseada em inovacao e gestao do conhecimento, tipificando as novas tendencias para a constituicao de diferencial competitivo. Acompanhando as mudancas em curso destacou-se o foco no ser humano, por este representar, de forma inequivoca, a fonte de geracao do conhecimento organizacional e a base para a constituicao do processo de inovacao. No entanto, ao mesmo tempo em que as pessoas assumiram a posicao de destaque, potencializando as oportunidades de novos negocios, fundamentados em concepcoes criativas de solucoes inovadoras, produtos e processos, surgiram, tambem, diversas incertezas e duvidas no tocante a configuracao do modelo de gestao, notadamente quanto ao papel do lider neste novo cenario. Varios autores retratam o lider como o elemento catalisador do processo de gestao. Mas qual deveria ser o papel do gestor no novo cenario organizacional, baseado no conhecimento e na inovacao? De que forma o lider poderia influenciar o processo de gestao do conhecimento? Estas questoes, entre outras, motivaram a construcao do presente artigo, baseado nos resultados da pesquisa realizada por meio de estudo de caso multiplo e metodo de analise de narrativas. A opcao metodologica se justifica na medida em que o objetivo central do estudo visa a compreensao do contexto e a interpretacao simbolica do ambiente social da organizacao por parte dos narradores das duas empresas estudadas, BETA e GAMA. Ao todo foram realizadas doze entrevistas, com gestores e tecnicos da area de pesquisa e desenvolvimento, que e a unidade responsavel pela consolidacao da base do conhecimento organizacional, com vistas ao seu aproveitamento no processo de concepcao de novos produtos e processos. Apesar das similaridades apresentadas pelas duas organizacoes na sua trajetoria historica, o metodo e as tecnicas adotadas no processo de gestao do conhecimento diferem, influenciando o desempenho e resultados obtidos. O teor das narrativas permitiu evidenciar a origem da diferenciacao na possivel atuacao do lider sobre a dimensao subjetiva no processo de gestao, decorrente de vies perceptivo e interpretativo que surgiu no decorrer da pesquisa. Autor acredita que os resultados podem facultar a concepcao de novas abordagens e de linhas de pesquisa alinhadas com o referido tema.
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