Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Correndo para o mar no antropoceno: a complexidade da governança dos oceanos e a estratégia brasileira de gestão dos recursos marinhos

2015; CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5102/rdi.v12i1.3292

ISSN

2237-1036

Autores

Ana Flávia Barros-Platiau, Jorge Gomes do Cravo Barros, Pierre Mazzéga, Liziane Paixão Silva Oliveira,

Tópico(s)

Marine and Offshore Engineering Studies

Resumo

Resumo: Partindo da premissa que estamos na era geológica do Antropoceno, esse artigo tem por objetivo sugerir orientações para a estratégia brasileira de gestão e proteção de recursos marinhos, considerando a evolução do direito do mar e o contexto multilateral atual desde 1973, quando iniciou-se a III Conferência sobre o Direito do Mar sob a égide da ONU. Primeiro são descritas transformações profundas no contexto internacional, o que justifica o interesse do artigo e a adoção do conceito de “ordem global ambiental”. Tal ordem é definida pela complexidade crescente da governança dos oceanos e pela corrida para o mar de países emergentes, dentre os quais o Brasil. Em contraposição, é analisada a lenta evolução do direito do mar, conduzindo à imprescindibilidade de maior circulação de normas entre diversos espaços convencionais. Finalmente, são abordados os principais traços da estratégia brasileira relativa aos recursos do mar, com o fito de esclarecer que a primeira sugestão é de uma abordagem mais integrada da questão marítima no arcabouço político-legal, principalmente para a regulação do uso dos recursos e da reparação de eventuais danos. A segunda sugestão concerne às parcerias estratégicas, em função do pleito brasileiro de extensãoda Plataforma Continental. Por fim, participar mais ativamente das reuniões multilaterais é essencial para o Brasil, que é um global player ambiental, mas não é uma potência marítima. A originalidade do artigo reside na análise empregando conceitos de relações internacionais e direito internacional, propondo ideias para o Brasil ganhar capacidade de interlocução à altura de suas ambições marítimas.

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