Artigo Produção Nacional

PESQUISAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR: REVISÃO DA AGENDA DE UM GRUPO DE PESQUISA

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14244/82719911

ISSN

1982-7199

Autores

Enicéia Gonçalves Mendes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente relato revisa a agenda de investigacoes sobre inclusao escolar, do grupo de pesquisa GP-FOREESP (Formacao de Recursos Humanos em Educacao Especial), que integra as atividades de ensino, pesquisa e extensao; de alguns docentes, alunos de graduacao em varios cursos e da Pos-Graduacao em Educacao Especial da UFSCar. Trata-se de uma revisao dos 29 estudos concluidos no âmbito do grupo (oito projetos de iniciacao cientifica, onze dissertacoes de mestrado, cinco teses de doutorado, e seis projetos de grande porte) a fim de oferecer uma descricao racional para o delineamento da agenda de pesquisas do grupo e sintetizar os principais achados e suas implicacoes praticas. O texto foi organizado de modo a oferecer num primeiro momento uma descricao da constituicao do grupo, a contextualizacao historica da sua tematica atual de investigacao, que e o movimento da inclusao escolar de pessoas com deficiencias, com a finalidade de retratar o quadro de referencia a partir do qual problematizamos e extraimos nossos problemas de pesquisa. A seguir e desenvolvida uma breve revisao dos estudos organizados em diferentes linhas tematicas sequenciados ao longo do tempo e que compuseram a trajetoria da agenda do grupo. Finalizando trazemos algumas conclusoes e implicacoes baseadas nas evidencias produzidas em nossas investigacoes sobre a inclusao escolar no Brasil. Palavras-chave : Educacao Especial, Inclusao Escolar, Pesquisa, Educacao Inclusiva Abstract Research about School Inclusion: the Research Group - GP-FOREESP - trajectory review The present report describes the agenda of inquiries about school inclusion of the research group entitled: GP-FOREESP (Study Group: Formation of Human Resources in Special Education), that integrates formation, research and extension activities of some professors, researchers, graduate and undergraduate students enrolled in different courses at Federal University of Sao Carlos - UFSCar. The twenty nine (29) studies concluded in the scope of the group (eight projects of scientific initiation, eleven dissertations, five theses and six big projects) were reviewed in order to offer a description of the rational for the delineation of the group research agenda and to synthesize the main evidences and its practical implications. The text was organized in order to offer in the first moment a description of the group constitution history, the actual thematic line of investigation that is the movement about school inclusion of people with disabilities, with the purpose to portray the picture of reference from where the group research questions are extracted. After that a brief review of the studies is developed and organized in different thematic lines throughout the time in a way that the trajectory of the group agenda was composed. At the end some conclusions and implications based on the evidences produced in our inquiries about school inclusion in Brazil are brought to discussion. Key words : Special Education, School Inclusion, Research Group, Education and Inclusion

Referência(s)