Artigo Revisado por pares

Identificando Mecanismos de Estimulação da Integralidade da Atenção em Clínicas de Ensino Odontológico: o Papel da Mudança Curricular

2015; Pharmaceutical Society of Japan; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1347-5207

Autores

Byron Daia Barreto Júnior, Josemar Ferreira, Marcondes Sena Filho, Naiara de Paula Ferreirac, Natasha Amorim Brandão, Stéfano de Florenzano, Talita Souza Dantas, Dais Gonçalves Rocha,

Tópico(s)

Innovations in Medical Education

Resumo

A integralidade pressupoe uma pratica de saude que supere o modelo biomedico. O periodo de transformacoes por que passa a odontologia tem na mudanca curricular da graduacao um de seus maiores desafios. Este trabalho objetiva identificar mecanismos capazes de favorecer a integralidade da atencao no contexto da mudanca curricular do curso de odontologia da Universidade Federal de Goias (FO-UFG). Constitui um estudo descritivo, transversal, mediante revisao de literatura e analise documental. Apos aprovacao do Comite de Etica e Pesquisa, foi realizada analise comparativa de Ficha Clinica e Programa de Aprendizagem das disciplinas de Clinica Integrada (CI) e Clinica de Atencao Basica (CAB), sendo a primeira pertencente ao curriculo antigo e, a segunda da nova matriz curricular. Na Ficha Clinica da CAB o aluno conduz a anamnese, plano orcamentario e TCLE – que nao sao passiveis de realizacao atraves da Ficha Clinica da CI. O Programa de Aprendizagem da CAB expressa detalhadamente os conteudos a serem estudados, os procedimentos educativos e avaliativos. Ja o equivalente da CI apenas indica topicos no cronograma. Outros mecanismos foram identificados. Conclui-se que os primeiros mecanismos construidos a partir da mudanca curricular da FO-UFG favorecem a implementacao da integralidade segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

Referência(s)