PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
2008; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1982-1123
AutoresLucimar Pereira Bonett, Tatiane Gomes Machado, Vaníria Lyzyk Teixeira Bianchi, Débora de Oliveira Fernandes, Michely Almeida,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCiencia, devido a sua natureza e, sobretudo, ao seu desenvolvimento, deixou de ser um assunto meramente de cientistas e diz respeito aos cidadaos em geral. De fato, os desenvolvimentos alcancados pela ciencia, juntamente com a tecnologia, se tornaram determinantes em nossas vidas no dia a dia. A Ciencia e Tecnologia entram diariamente em nossas casas atraves de jornais, TV ou radio, e qualquer cidadao discute assuntos que a envolvem. A primeira questao, quando se fala do ensino de ciencias, e o que se entende por ciencia. Muitas vezes a palavra tecnologia aparece associada a palavra “ciencia” e fala-se entao do ensino de “Ciencia e Tecnologia”, embora o significado destas palavras nao esteja bem claro, podendo ser associado as teorias abstratas, a conceitos dificeis, maquinas complexas, entre outros. Assim, o desafio deste trabalho foi verificar o interesse, grau de informacao, atitudes, visoes e conhecimentos que os alunos do ensino medio do Colegio Estadual Pato Bragado, localizado no Municipio de Pato Bragado, Oeste do Parana, tem sobre Ciencia e Tecnologia. A coleta de dados deu-se por meio de um questionario com perguntas de multipla escolha sobre o interesse, atitude e visao que os mesmos tem sobre CTS, aplicado para 41 alunos, todos acima de 18 anos de idade. Conclui-se que os alunos tem nocao de Ciencia e Tecnologia, mas nao as associam ao seu cotidiano, evidenciando a necessidade da implantacao de um ensino que abranja a Ciencia, Tecnologia e Sociedade, para a formacao de novas ideias, conhecimentos basicos e atitudes que possam conduzir os alunos a se interessarem pelo assunto, contribuindo para o desenvolvimento dos cidadaos.
Referência(s)