EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO: O PROBLEMA DA NOÇÃO DE CIÊNCIA APLICADA DA EDUCAÇÃO
2011; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2011v6n2p322-337
ISSN1809-0354
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoUma questao que ha muito desafia os pedagogos e se a educacao pode ser objeto de uma ciencia especifica. Ha ciencia da educacao, ciencias da educacao ou ciencia aplicada da educacao? Neste texto, ao se voltar para essas indagacoes, busca-se suporte no debate ciencia e tecnica no pensamento de Gilles-Gaston Granger para se examinar a nocao de ciencia aplicada da educacao proposta por Anisio Teixeira. Procede-se a um esboco das principais caracteristicas do problema da cientificidade da educacao e desenvolve-se a hipotese de que e possivel encontrar no pensamento de Anisio Teixeira alguns dos argumentos fundamentais que remetem a necessidade de uma ciencia da educacao. Enfatiza-se, contudo, que sua proposta de tornar a educacao uma ciencia aplicada (arte, tecnica) implica em algumas tensoes, as quais culminam por colocar em questao a propria autonomia do pedagogico e de seus profissionais, uma vez que a pratica tecnica na sociedade contemporânea assume, cada vez mais, as caracteristicas de algo normatizador e padronizador.
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