Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Efeito Clientela no Mercado Brasileiro: Será que os Investidores São Irracionais?

2003; Brazilian Society of Finance; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12660/rbfin.v1n2.2003.1129

ISSN

1984-5146

Autores

Jairo Laser Procianoy, Rodrigo Verdi,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este estudo testa a existência do efeito clientela no cenário brasileiro durante os anos de 1989 a 1993, quando os impostos sobre dividendos eram zero e sobre ganhos de capital eram no máximo 25%. Dos 693 eventos analisados, 47% dos eventos apresentaram o preço da ação no primeiro dia ex-dividend maior do que na data em que a ação tinha direito de receber dividendos. Essas constatações contrariam as expectativas do modelo e esse comportamento pode ser considerado irracional já que os investidores estariam pagando mais por uma ação sem direito a dividendos, do que quando esta tinha direito a recebê-lo. Evidencia-se um retorno anormal médio positivo no primeiro dia ex-dividend de 1,4% para a amostra total, significativos a 0,1%. Verifica-se, contra as expectativas, que a diferença de preço não diminui com o passar dos anos. As instituições financeiras possuem retornos positivos menores que as demais empresas. As ações pagadoras de maior dividend yield tiveram maiores retornos. Ao testarmos uma janela de cinco dias após o pagamento dos dividendos verificamos que os preços das ações encontraram um novo patamar de preço na data ex-dividend mas tendem a retornar ao preço inicial.

Referência(s)