Mercado, performance, accountability. Duas décadas de retórica reaccionária na educação
2008; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português
ISSN
1646-401X
Autores Tópico(s)Post-Communist Economic and Political Transition
ResumoA performance e a eficacia instituiram-se como prioridade das actuais politicas de educacao. Quais os motivos que levaram a sua afirmacao como paradigma dos sistemas educativos em detrimento da escola compreensiva? O presente artigo visa reconstituir e questionar a construcao das teses fundamentais que contribuiram para a denuncia da crise generalizada da escola compreensiva e o aparecimento do modelo de escola eficaz, capaz de se integrar num mercado concorrencial e globalizado, no quadro de uma retorica reaccionaria, instalada nos ultimos vinte anos nos EUA e no Reino Unido e que se vem alargando a escala global. Pretende-se, desta forma, suscitar a reflexao sobre o papel dos sociologos da educacao na compreensao da interaccao dos varios agentes educativos a uma escala globalizada e das novas implicacoes do capitalismo nas politicas educativas. Palavras-chave: Mercado; performance ; accountability ; school effectiveness : agenda neoconservadora
Referência(s)