Artigo Revisado por pares

INTERFACEAMENTO GPS/CAD EM TEMPO REAL: ESTUDO DE CASO

1999; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Espanhol

ISSN

1982-2170

Autores

Fábio Campos Macedo,

Tópico(s)

Railway Engineering and Dynamics

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido para testar a possibilidade do interfaceamento entre o sistema de posicionamento GPS (Global Positioning System) e um software do tipo CAD (Computer Assisted Design), em tempo real, para o monitoramento do deslocamento de veiculos ferroviarios. Como teste para o interfaceamento, foi utilizado o trecho ferroviario Curitiba - Rio Branco do Sul, de propriedade da Rede Ferroviaria Federal S.A. (R.F.F.S.A). No teste, empregou-se um receptor de navegacao instalado em um veiculo ferroviario, que coletava informacoes quanto a sua posicao, ou seja, latitude e longitude. Essas informacoes foram retransmitidas via radio para uma base de controle. Esta base estava localizada na regiao central da cidade de Curitiba. As coordenadas coletadas pelo receptor, sofreram transformacoes geometricas para que pudessem ser interpretadas pelo software AutoCAD para posterior plotagem em monitor de video, sobre uma base cartografica do trecho ferroviario utilizado no presente trabalho. O interfaceamento foi desenvolvido, na linguagem de programacao C/C++, a partir da simulacao de uma mesa digitalizadora utilizada pelo software AutoCAD. No presente trabalho, a simulacao da mesa digitalizadora foi direcionada para o modelo de medida Calcomp 9100. Este interfaceamento foi executado com sucesso, possibilitando assim a utilizacao do software AutoCAD para auxiliar o controle de trafego de veiculos ferroviarios, a partir de dados coletados por receptores GPS de navegacao em tempo real. A Study of a GPS/CAD Case: Interfacing in Real Time Abstract The research described in this paper was developed to test the connection between the Global Positioning System (GPS) and a software of the type “Computer Assisted Design” (CAD), in real time in order to monitor the motion of railroad vehicles. For the purpose of their test, a survey was ccarried out in the railroad between Curitiba and Rio Branco do Sul, which belongs to the Rede Ferroviaria Federal S.A. (RFFSA). A navigation GPS receiver on board the railroad vehicle collected data which was transmitted via radio link to a base located in the central region of Curitiba. The coordinates transmitted from the receiver went through geometric transformations, allowing its use by the AutoCAD software. It was plotters in a video monitor, on the cartographic base describing the railroad previously surveyed. The interfacement was developed, in the language C/C++, simulating a Calcomp 9100 digitalizer table used by the AutoCAD software. The interfacement was sucessfully accomplished, showing the suitability of the application of the AutoCAD software to assist the control of railroad traffic in real time.

Referência(s)