Artigo Acesso aberto

O RECONHECIMENTO DA ANÁFORA CONCEITUAL

2011; Volume: 1; Issue: 01 Linguagem: Português

10.18554/ri.v1i01.65

ISSN

1981-0601

Autores

Adriana da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma pesquisa sobre a leitura e compreensão das anáforas conceituais. A anáfora conceitual não concorda em número com seu antecedente textual, assim, ambos não são correferenciais. Usamos a Teoria dos Frames para explicar como os leitores relacionam, conceitualmente, anáfora e antecedente num texto, a partir de seus conhecimentos contextuais e de mundo. Realizamos um experimento de leitura em alunos universitários no qual verificamos se os sujeitos seriam capazes de identificar o referente da anáfora conceitual e se a reconheceriam como gramaticalmente correta e coerente. Verificamos que os alunos compreendem a anáfora conceitual, mas não a consideram natural. Dessa forma, podemos afirmar que a leitura é um processo dinâmico e que a influência do leitor nesse processo é extremamente relevante, pois pode utilizar estratégias diferenciadas para construir o sentido do texto. Palavras-chave: anáfora conceitual; compreensão; frames; leitura; estratégias.

Referência(s)
Altmetric
PlumX