
Jornalismo participativo no telejornal: o telespectador como produtor de conteúdo
2013; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 11; Issue: 02 Linguagem: Português
ISSN
2237-4531
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO ponto de partida do artigo e avaliar se de fato a participacao do telespectador no processo noticioso, por meio do jornalismo participativo, inova o telejornalismo no que diz respeito ao formato, as tecnicas empregadas na producao e a forma como se da o repasse de informacoes ao publico. Como objeto empirico analisado o quadro Parceiro do RJ, do RJTV 1a edicao (Rede Globo Rio de Janeiro), no qual duplas de jovens de comunidades do Grande Rio participam do processo noticioso. Os criterios de analise foram alicercados na perspectiva dos modos de enderecamento, metodo desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Analise de Telejornalismo da Universidade Federal da Bahia, levando-se em conta a questao dos generos discursivos televisuais e o modo como eles constroem sua relacao com os telespectadores.
Referência(s)