Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Usain Bolt e o corpo máquina: associações e metáforas no anúncio publicitário do Nissan GT-R

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.20396/conex.v13i2.8640655

ISSN

1983-9030

Autores

Fábio Zoboli, Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova, Suely Oliveira dos Santos, Eduardo Carvalho Gomes de Menezes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

As metáforas do corpo com a máquina se transformaram historicamente sob as condições que as ciências/tecnologias lhes oportunizaram. Num primeiro momento a metáfora aparece sob a ótica do “relógio”, avança para o modelo da “máquina a vapor”, e, na contemporaneidade, assume a condição do “chip”. Sendo assim, tal artigo tem como objetivo analisar os elementos metafóricos de um anúncio publicitário capaz de conferir a relação entre corpo e máquina através da manipulação simbólica do atleta/velocista Usain Bolt e do carro superesportivo Nissan GT-R, respectivamente. Através de uma abordagem qualitativa do tipo descritivo exploratória, foi feita uma análise de produto midiático sob o método da “análise fílmica” partindo de quatro temas: 1) perspectivas mecânicas e anatômicas; 2) velocidade e aerodinâmica; 3) performance e suas tecnologias; 4) recordes, títulos e prêmios. Os resultados apontam que o anúncio suspenso para análise metaforiza o corpo de Bolt com a máquina pautado sob a óptica da anatomia e da fisiologia numa mescla com artefatos mecânicos e tecnológicos do Nissan GT-R.

Referência(s)