Artigo Produção Nacional

BLITZ DA MOCHILA: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO MUNICÍPIO DE CABEDELO - PB

2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Rosa Camila Gomes Paiva, Rafaela Gerbasi Nóbrega, Brisa Ricardo Xavier Da Silva, Érica Andrade Da Silva, Isabelly Barbosa Da Silva, Laís Eduarda Sátiro Do Nascimento,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

INTRODUCAO: O posicionamento inadequado ao carregar as mochilas escolares e o excesso de peso das mesmas sao considerados grandes viloes para as criancas, tendo em vista, que podem causar diversos prejuizos, tais como, dores nas costas e deformidades da coluna vertebral que em casos extremos podem tornar-se irreversiveis. Com isso, ira reduz a qualidade de vida destes futuros adultos, como tambem ocasionar maiores custos para o sistema unico de saude (SUS). Muitos autores afirmam que o peso das mochilas escolares nao deve exceder 10% do peso que as criancas podem carregar. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: A educacao em saude e uma das acoes realizadas pelos discentes do curso de Fisioterapia do UNIPE, por ocasiao do componente curricular Estagio Supervisionado I que contempla a experiencia da fisioterapia na comunidade. Buscando abordar a saude do escolar, foi realizada no mes de maio do corrente ano, uma atividade educativa na Escola Municipal P.aE.F.S, na comunidade Renascer II, Cabedelo ? PB. Em parceria com a escola, os academicos do 7o periodo realizaram uma atividade pratica de educacao em saude intitulada ?Blitz da mochila?, envolvendo uma avaliacao previa do peso das mochilas comparado ao peso das criancas. Foram avaliadas 54 criancas que cursavam o quinto ano do ensino fundamental, com idade entre 9 a 13 anos, tendo como media de idade (10,66). Os aspectos avaliados foram o peso das criancas, o peso de suas respectivas mochilas e o posicionamento que carregavam suas mochilas. Comparando o peso corporal relacionado ao peso de suas mochilas, observou-se que 25,92% das criancas ultrapassaram a porcentagem pre-dita para seu peso. Apos as avaliacoes, foram realizadas rodas de conversas a respeito dos danos das posturas inadequadas, os prejuizos acarretados pelo excesso de peso das mochilas escolares, alem da distribuicao de folders, contendo todos os itens abordados na conversa juntamente com ilustracoes de posicionamentos corretos e erroneos. A atividade foi finalizada com a realizacao de exercicios laborais, tais como, mobilizacoes, alongamentos e relaxamento. IMPACTOS: Como desenvolvimento desta atividade, pode-se perceber que as criancas encontram-se carentes de informacoes a respeito dos maleficios das posturas inadequadas e que as mesmas carregam suas mochilas de maneira errada. Desse modo, a referida atividade permitiu que os escolares vivenciassem a realidade, fazendo com que eles exercam seu papel de agente de saude, voltado nao apenas para intervencao, como tambem para promocao da saude. A atividade visou a conscientizacao das criancas, estimulando-as a desenvolverem o senso critico e a capacidade de intervir sobre o seu cotidiano, e o ambiente que interagem. CONSIDERACOES FINAIS: De acordo com os achados encontrados, observou-se a extrema importância da abordagem fisioterapeutica preventiva nas escolas, pois esses vicios posturais muitas vezes passam despercebidos pelos pais e educadores, e no futuro resultam em grandes problemas de saude, que podem ser minimizados com a pratica de acoes educativas almejando a promocao de saude e prevencao de doencas.

Referência(s)