Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Ensaio sobre a cegueira: Espaços e gradientes sensoriais em Saramago e Meirelles

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1984-2503

Autores

Lílian Reichert Coelho,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Apresenta-se leitura comparativa entre duas producoes culturais contemporâneas de materialidades distintas: o livro Ensaio sobre a cegueira (1995), de Jose Saramago, e a transposicao para o cinema, Blindness (2008), por Fernando Meirelles. Para tanto, toma-se como orientacao epistemologica a critica textual e, como referencial teorico, a topoanalise, assumindo como operadores de leitura os gradientes sensoriais, evocados como fios condutores de ambas as narrativas. Assim, a abordagem proposta centra-se na compreensao da dinâmica de macro e microespacos e dos gradientes sensoriais que orientam as personagens na sua relacao com o entorno. O objetivo e, portanto, realizar estudo topoanalitico comparativo dos modos como sentidos humanos e espacos sao plasmados no texto verbal e no texto verbo-musico-visual, observando-se como sao configurados e por quais estrategias espacos e gradientes sensoriais na literatura e no cinema, com vistas a producao de determinados efeitos na instância leitura/espectadora. Por gradientes sensoriais compreendem-se as nuancas perceptivo-cognitivas atuantes na relacao entre ser humano e entorno; no caso em apreco, entre personagens e espaco. Em linhas gerais, concluiu-se que predomina, no livro de Saramago, o olfato e, no filme de Meirelles, a visao, dotada de soundscape criada especialmente para a narrativa cinematografica.

Referência(s)