Avaliação das habilidades fonético-fonológicas em gêmeas monozigóticas prematuras: um relato de caso
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português
10.9771/cmbio.v12i4.9202
ISSN2236-5222
AutoresAna Carla Filgueira de Souza e Souza, Luciana Lyra Casais-e-Silva, Eduardo Pondé de Sena,
Tópico(s)Language Development and Disorders
Resumo<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; mso-line-height-alt: 0pt;"><strong><span style="font-size: 10.0pt; font-family: ">Introdução: </span></strong><span style="font-size: 10.0pt; font-family: ">A prematuridade, o baixo peso ao nascer e as gestações múltiplas influenciam o desenvolvimento da linguagem, podendo ocasionar alterações futuras na aprendizagem da criança. A aquisição da linguagem oral inicia-se, em geral, entre um e dois anos de idade, com a produção e uso das primeiras palavras. <strong>Objetivo</strong>: descrever as habilidades fonético-fonológicas de gêmeas monozigóticas, aos 03 anos e 07 meses de idade, com histórico de prematuridade e baixo peso ao nascer. <strong>Metodologia: </strong>As habilidades fonético-fonológicas das crianças (C1 e C2) foram avaliadas através da prova de Fonologia do ABFW– Teste de Linguagem Infantil, a qual inclui a análise do inventário fonético e de quatorze processos fonológicos, de forma qualitativa e quantitativa. <strong>Resultados: </strong>Em</span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: "> C1, foram observados os seguintes processos fonológicos: plosivação de fricativas, posteriorização para velar, frontalização de palatal, simplificação de líquida, simplificação de encontro consonantal, simplificação de consoante final e ensurdecimento de fricativas. C2 apresentou processos fonológicos similares, exceto frontalização de palatal e ensurdecimento de fricativas. Em ambas, as maiores produtividades ocorreram na simplificação de líquida, simplificação de encontro consonantal e simplificação de consoante final.</span><strong><span style="font-size: 10.0pt; font-family: "> Discussão: </span></strong><span style="font-size: 10.0pt; font-family: ">De acordo com os resultados, observou-se similaridade entre a ocorrência dos processos fonológicos. Entretanto, mesmo com semelhanças neste aspecto, observam-se características distintas nas habilidades linguísticas das crianças avaliadas.</span><strong><span style="font-size: 10.0pt; font-family: "> Conclusão: </span></strong><span style="font-size: 10.0pt; font-family: ">Os fatores de risco podem justificar os desvios na aquisição da linguagem, uma vez a prematuridade, o baixo peso e a gestação múltipla favorecem tais alterações. Não se pode descartar a influência de</span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: "> </span><span style="font-size: 10.0pt; font-family: ">fatores sociais, econômicos, ambientais e emocionais.<strong></strong></span></p>
Referência(s)