Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cecília Meireles e o temário da escola nova

2011; Fundação Carlos Chagas; Volume: 41; Issue: 144 Linguagem: Português

10.1590/s0100-15742011000300011

ISSN

1980-5314

Autores

Marcus Vinícius da Cunha, Aline Vieira de Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A poetisa Cecília Meireles foi signatária do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, histórico documento de 1932 redigido por Fernando de Azevedo e assinado por vinte e seis intelectuais, no qual se encontram as principais formulações do movimento educacional renovador denominado Escola Nova. O presente trabalho analisa a literatura já produzida sobre Meireles e textos da autora publicados entre 1930 e 1933 na coluna "Comentário" da "Página de Educação", seção dirigida por ela no jornal Diário de Notícias da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo do trabalho é mostrar que a poetisa expressava ideias e posicionamentos da Escola Nova no início da década de 1930, dentre os quais figuram a relação entre família e escola e o uso das artes como recursos educativos. Tendo por base a teoria da análise retórica, e considerando a peculiaridade do veículo de comunicação utilizado por Meireles, o trabalho abre perspectivas para a investigação das estratégias argumentativas que compõem o discurso pedagógico da autora.

Referência(s)