
Melhoria contínua de processos terceirizados: a experiência de uma distribuidora de energia elétrica
2012; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.19177/reen.v5e12012224-252
ISSN1984-3372
AutoresJosé Ocelo Maciel Pinho, Érico Veras Marques, Francisco Vicente Sales Melo,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente trabalho objetiva analisar como a melhoria contínua é desenvolvida nos processos que são terceirizados em uma empresa de distribuição de energia elétrica. O estudo apresenta uma síntese da terceirização, destacando a complexidade e as dificuldades deste processo, ressaltando a importância da parceria entre o tomador e fornecedor de serviços. Os resultados obtidos indicam que para a melhoria contínua de processos terceirizados há fatores que são imprescindíveis e devem ser considerados, como: contratos com acordo de nível de serviço bem definidos, seleção dos prestadores de serviço com especialização na atividade, formação de parceria e avaliação sistematizada das empresas parceiras.
Referência(s)