Artigo Revisado por pares

Atuação profissional e participação no desenvolvimento do campo científico em Ciência da Informação: estudo dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, 1992-2005

2006; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1981-5344

Autores

Joéfisson Saldanha dos Santos,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A pesquisa investiga a atuacao profissional e a contribuicao para o campo cientifico da ciencia da informacao por parte dos egressos do Programa de Pos-graduacao em Ciencia da Informacao da UFMG (PPGCI/UFMG), que defenderam suas teses/dissertacoes no periodo de 1992-2005. Foram utilizadas as modalidades quantitativa e qualitativa, na perspectiva de melhor aproximacao ao objeto. Foi enviado questionario a toda a populacao da pesquisa, constituida por 183 sujeitos, entre mestres e doutores, que defenderam suas teses/dissertacoes no referido periodo. A taxa de resposta do questionario foi de 24,6%, o que corresponde a 45 (quarenta e cinco) questionarios. Foram realizadas entrevistas com 4 (quatro) professores que coordenaram o Programa no referido periodo, de forma a obter a perspectiva de analise da otica institucional em relacao aos egressos. Realizou-se ainda estudo documental, a fim de levantar a participacao dos sujeitos na publicacao de artigos nas principais revistas da area de ciencia da informacao do pais. Efetivou-se tambem o levantamento nos anais dos ENANCIBs (I ao VI) e ainda na Plataforma Lattes, no intuito de verificar qual a porcentagem dos egressos que tinham seus curriculos naquela base do CNPq. Em relacao aos cursos de graduacao dos egressos constantes na amostra (45 questionarios), percebeu-se grande variedade, entretanto os que demonstraram maior percentual foram os de: biblioteconomia, 22,2%; engenharia, 15,5%; psicologia, 8,9%; ciencia da computacao, 6,7% e historia, 6,7%. Se analisado a graduacao dos egressos constantes do universo como um todo (183 sujeitos), os cursos que mais se destacaram foram: biblioteconomia, 19,7%; engenharia, 11,5%; administracao, 10,4%; ciencia da computacao, 10,4% e comunicacao social, 9,8%. Em relacao a insercao dos egressos na area de ciencia da informacao antes do ingresso no PPGCI/UFMG, 73,3% dos mesmos disseram ja ter algum contato com a area. Os resultados da pesquisa demonstraram que, do ponto de analise da atuacao profissional, houve uma maior concentracao dos sujeitos apos a titulacao no cargo/funcao de professor no nivel superior; enquanto que da analise da contribuicao dos mesmos para o desenvolvimento do campo cientifico da ciencia da informacao, os percentuais mostraram uma participacao com indices muito baixos. O levantamento documental realizado confirmou a pouca participacao dos egressos para o avanco da area. Entretanto, se os percentuais, no que se referem ao avanco do campo cientifico, nao se mostraram condizentes com o esperado pela otica institucional, os mesmos vem relativamente aumentando a cada ano.

Referência(s)