
GRAMSCI E EDUCAÇÃO
2002; Volume: 2; Issue: 5 Linguagem: Português
10.31496/rpd.v2i5.51
ISSN1519-0919
AutoresMargarita Rodríguez, Cristina Beatriz Paranhos Silva, Edna Salgado, Mariza Helena S. Ribeiro Neves,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoO texto traz resultados parciais de uma pesquisa sobre Gramsci e educacao. Discute o pensamento educativo de Gramsci e sua relacao com o trabalho, que significa para ele a base e o principio do homem. Fundador do Partido Comunista Italiano, Gramsci estabeleceu uma unidade entre teoria e pratica do marxismo, exercendo profunda influencia sobre este. Antifascista, foi preso e condenado a mais de vinte anos de prisao, onde teve sua producao intelectual intensificada, consubstanciada em 32 cadernos. O interesse pedagogico de Gramsci foi decorrente de sua preocupacao com a educacao de sua familia. Analisando as consequencias do marxismo no mundo moderno, afirma que este contem as bases para uma concepcao global do mundo, alem de revigorar e reformar a sociedade, que torna-se agente de sua propria transformacao, impondo sua hegemonia, conceito fundamental em seu pensamento. Essa contra-hegemonia e feita atraves da mediacao dos intelectuais revolucionarios com as massas. Oriundos das classes subalternas, seriam esses os responsaveis pela formacao de um novo bloco historico e social. A escola para ele, que possui um carater amplo, seria a principal agencia de formacao de intelectuais. Sua proposta de escola unitaria esta centrada na ideia de liberdade concreta, universal e historicamente obtida. As categorias de Gramsci, como visao de mundo, de homem, hegemonia, consciencia e ideologia, sao explicitadas e, por ultimo, faz-se uma reflexao sobre o sistema escolar brasileiro a luz de seu pensamento, apontando a necessidade de novas politicas e reformas pautadas nessa proposta, destacando-se a formacao de professores.
Referência(s)