
Absolut spoof: subvertendo a publicidade da marca Absolut
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.12712/rpca.v8i2.311
ISSN1982-2596
AutoresRenata Couto de Azevedo de Oliveira, Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoO objetivo do presente estudo é investigar como as paródias publicitárias (ou spoof ads) da marca Absolut Vodca veiculados no site da AdBusters Media Foundation, que possui destaque dentre os movimentos de resistência classificados como culture jamming, refletem as características e críticas apontadas na literatura sobre tal movimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória com base em um estudo de caso dos spoof ads da marca Absolut. Os resultados apontam que muitas das características do movimento de culture jamming estão presentes no corpus analisado. Conclui-se, portanto, que os spoofs são elementos representativos do movimento jammer de resistência previamente mencionado.
Referência(s)