Artigo Produção Nacional

MUITAS FORMAS DE AMAR: A NOÇÃO DE AMOR NOS FILMES INFANTIS

2014; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Inglês

ISSN

1981-3082

Autores

Heitor Tavares Zanoni, Eliane Schmaltz Ferreira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Resumo Partiu-se do pressuposto de que toda sociedade passa pela divisao dos individuos na categoria genero. Assim, tanto homens quanto mulheres sao socializados de maneira que se enquadrem dentro de padroes, que definem seus principios, suas maneiras de agir e de pensar, controlando impulsos e disciplinando desejos. Este estudo visa compreender a maneira como os filmes infantis colaboram na construcao das identidades de genero em criancas. O amor, e as relacoes amorosas, aparecem como uma das manifestacoes das configuracoes de genero. O material utilizado sao cinco filmes, divididos em dois momentos historicos: 1930 a 1950, que representam as primeiras producoes cinematograficas voltadas para o publico infantil; e decada de 2000, que representa os filmes que fazem sucesso na atualidade. As obras selecionadas foram: Branca de Neve e os Sete Anoes (1939), Cinderela (1950), A Bela Adormecida (1959), Shrek (2001) e Encantada (2007). Notou-se que os filmes, nas decadas de 1930 a 1950, disseminam padroes idealizados de genero e relacionamentos romanticos heterossexuais. Porem, os filmes lancados na decada de 2000 apresentam novas configuracoes, oferecendo para as criancas personagens mais complexos e que vivenciam problemas do cotidiano contemporaneo. Considerando as analises de filmes feitas neste estudo, concluiu-se que as criancas podem, assimilando as novas configuracoes de genero disseminadas, desenvolver uma personalidade apta ao convivio com as diferencas existentes, em todos os ambitos da sociedade, aceitando mais facilmente as sexualidades diversas e considerando-as como possiveis. Palavras-chave : Genero. Amor. Filmes Infantis. Sociologia das Emocoes. Abstract We started from the assumption that every society goes through the division of individuals in gender category. Thus, both men and women are socialized in ways that fit within the standards, which define their principles, their ways of acting and thinking, controlling impulses and desires disciplining. This study aims to understand how the children's movies collaborate in the construction of gender identities in children. Love, and love relationships, appear as one of the manifestations of gender configurations. The material used are five films, divided into two historical moments: from 1930 to 1950, representing the first film productions geared for children, and 2000s, representing the films that are successful today. The works selected were: Snow White and the Seven Dwarfs (1939), Cinderella (1950), Sleeping Beauty (1959), Shrek (2001) and Enchanted (2007). It was noted that the films in the decades from 1930 to 1950, spread idealized patterns of gender and heterosexual romantic relationships. However, the films released in the 2000s have new settings, offering children more complex characters and experiencing contemporary everyday problems. Considering the analysis of films made in this study, it was concluded that children can assimilate the new settings widespread gender, personality able to develop a relationship with the differences existing in all spheres of society, more easily accepting and diverse sexualities considering them as possible. Keywords: Gender, Love, Kids Movies, Sociology of Emotions

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