Artigo Acesso aberto

Fracasso escolar: evolução das oportunidades educacionais de estudantes de diferentes grupos raciais

2013; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18676/cadernoscenpec.v3i1.205

ISSN

2237-9983

Autores

Paula Louzano,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

<p>A partir dos dados de 2001 e 2011 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), este estudo analisa a relação entre fracasso escolar, medido pela reprovação e abandono, e a origem racial do aluno, medindo a diferença na probabilidade de que os alunos de distintos grupos raciais têm de fracassar na escola. Foi utilizada a técnica estatística de regressão logística. Apesar da leve diminuição da desigualdade racial no país, o estudo constatou que mesmo controlando fatores como gênero, escolaridade dos pais e região geográfica, os estudantes pretos têm uma probabilidade maior de fracasso escolar que seus colegas pardos e brancos. Gênero também aparece como preditor do sucesso escolar. Além de os meninos serem mais propensos a repetir e abandonar a escola do que as meninas, observa-se aumento dessa diferença no período. A disparidade entre meninas e meninos negros foi a que mais aumentou, reforçando estudos qualitativos que mostram crescente diferenciação na experiência escolar desses grupos.</p><p><strong> </strong></p>

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