Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo
2005; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-5344
AutoresRivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto,
Tópico(s)Competitive and Knowledge Intelligence
ResumoInvestiga a tematica denominada Gestao do Conhecimento (GC) em tres grandes organizacoes atuantes no Brasil, procurando discutir seu conceito, elementos constituintes, areas fronteiricas e interfaces, origens, abordagens gerenciais e ferramentas, dinâmica e demais aspectos, pari passu ao distanciamento da discussao puramente terminologica, de vies ingenuo, ensimesmado e inocuo. Os pressupostos basicos foram dois, respectivamente: (i) grande parte do que se convenciona chamar ou atribui-se o nome de gestao do conhecimento e na verdade gestao da informacao e a gestao da informacao e apenas um dos componentes da gestao do conhecimento. Destarte, acredita-se que a gestao do conhecimento va alem da pura gestao da informacao por incluir e incorporar outros aspectos, temas, abordagens e preocupacoes como as questoes de criacao, uso e compartilhamento de informacoes e conhecimentos, criacao do contexto adequado ou contexto capacitante, dentre outros; (ii) um modelo conceitual pode ser formulado a partir de tres concepcoes basicas que sao formadoras das estruturas ou pilares nas quais este mesmo modelo ou mapa se fundamenta e se sustenta, a saber: (a) uma concepcao estrategica da informacao e do conhecimento, fatores de competitividade para organizacoes e nacoes, (b) a introducao de tal estrategia nos niveis tatico e operacional atraves das varias abordagens gerenciais e ferramentas orientadas para as questoes da informacao e do conhecimento nas organizacoes, que se chamam continuamente ao dialogo, sendo imbricadas e passiveis de orquestracao e (c) a criacao de um espaco organizacional para o conhecimento, o Ba ou o contexto capacitante - que sao as condicoes favoraveis que devem ser propiciadas pelas organizacoes para que a mesma possa sempre se utilizar da melhor informacao e do melhor conhecimento disponiveis. Objetivou-se investigar e analisar, a partir de uma perspectiva sistemica, as concepcoes, estrategias, motivacoes, abordagens, praticas, efeitos e resultados de areas, programas ou projetos de gestao do conhecimento efetivamente implementados e utilizados em tres organizacoes brasileiras adotantes da gestao do conhecimento, com vistas a proposicao de um modelo ou mapa conceitual integrativo. A estrategia de pesquisa qualitativa utilizada foram os estudos de casos multiplos com unidades de analise incorporadas e tres criterios foram observados para o julgamento da qualidade do projeto de pesquisa: a validade do construto, a validade externa e a confiabilidade. Fontes multiplas de evidencias foram utilizadas e, para a analise de dados coletados em campo, optou-se pela proposta de MILES & HUBERMAN (1984) que sugerem que a analise qualitativa consiste de tres fluxos concomitantes de atividades, a saber: reducao de dados, display ou exibicao de dados e verificacao/conclusoes com base em inferenciaS a partir de evidencias ou premissas. Os resultados confirmaram os pressupostos e afirma-se que a GC significa um repensar da gestao para as organizacoes da era do conhecimento. Tal enfoque deriva-se do entendimento de que a informacao e o conhecimento constituem-se como os principais fatores de competitividade dos tempos atuais para organizacoes e nacoes. O trabalho permitiu identificar que os principais desafios impostos as organizacoes comprometidas com a gestao do conhecimento concentram-se na gestao de mudancas culturais e comportamentais e na criacao de um contexto organizacional favoravel a criacao, uso e compartilhamento de informacoes e conhecimentos.
Referência(s)