
A GEOGRAFIA ESCOLAR NÃO SERVE PARA QUASE NADA, MAS ...
2011; National University, Costa Rica; Volume: 2; Linguagem: Português
ISSN
2215-2563
Autores Tópico(s)Geography Education and Pedagogy
ResumoObjetivos: refletir acerca de algumas praticas de sala de aula da geografia escolar no estado do Rio Grande do Sul (Brasil), bem como propor que a docencia da geografia incorpore as categorias espaciais - sobretudo espaco, territorio, lugar, regiao, natureza - como um exercicio ontologico que pense permanentente espaco, tempo e cultura como constituidoras da condicao humana. Metodo: utilizando relatos de estagiarios da licenciatura em Geografia questionamos a pratica dos docentes da disciplina no Ensino Fundamental e Medio. Valendo-nos da poesia (Fernando Pessoa), da literatura (Guimaraes Rosa) e de autores da geografia (varios), bem como do sociologo Edgar Morin queremos propor tematicas para a renovacao das praticas docentes. Contribuicoes: refletir sobre a pratica docente da geografia escolar, propor alternativas de temas e de didaticas que auxiliem os docentes na busca de uma maior atratividade e reflexividade da disciplina
Referência(s)