A Escola e a Formação do Sujeito Moral: Possibilidades e Limites da Instituição Escolar

2001; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 6; Issue: 5 Linguagem: Português

10.9771/2317-1219rf.v6i5.2835

ISSN

2317-1219

Autores

Dora Leal Rosa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A escola tem sido entendida, desde a Modernidade, como um locus de “moldagem” do carater da crianca. Nessa perspectiva, entende-se que a instituicao escolar alem de ser responsavel pela educacao intelectual da crianca assume tambem responsabilidade em relacao a sua educacao moral. Esse entendimento, quanto a funcao da escola, atravessa os seculos, sendo primeiramente objeto de reflexao da Filosofia e mais tarde da Sociologia. Considerando que essa e uma tematica sempre contemporânea conforme se explicita nas orientacoes dos Parâmetros Curriculares Nacionais relativos ao ensino fundamental da 1a a 4a serie, retoma-se, neste trabalho, a discussao sobre o tema, buscandose refletir sobre as possibilidades e os limites da escola como uma agencia de socializacao que contribui para a formacao do sujeito moral. Palavras-chave : Socializacao, educacao moral, habitus. Abstract : The present study focuses on the analysis of the relationship between the school educational work and the results of the socialization process, developed at school. Such process is understood as a moral educational one, aiming the development of sociabilities. This study discusses both possibilities of acting succeed in this process and the essential schools conditions for having successful development of a moral educational project. Key words : Socialization; moral education; habitus.

Referência(s)