
Avaliação dos efeitos de uma intervenção com mães/cuidadoras: contribuições do treinamento em habilidades sociais
2008; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4013/5474
ISSN1983-3482
AutoresAlessandra Turini Bolsoni-Silva, Fabiane Ferraz Silveira, Denize Campos Ribeiro,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoEstudos tem apontado como os problemas de comportamento estao cada vez mais relacionados a deficits em habilidades sociais educativas parentais (HSE-P). A presente pesquisa tem por objetivo a avaliacao, a partir de tres instrumentos, dos efeitos de um programa de intervencao que visou a promocao de habilidades educativas e a consequente prevencao de problemas de comportamento. Foram realizadas avaliacoes controle, pre-teste e posteste atraves dos instrumentos: Roteiro de Entrevista que investiga as HSE-P, Inventario de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette) e CBCL - Inventario de Comportamentos da Infância e Adolescencia (Bordin et al. , 1995). Participaram duas maes e uma avo, esta ultima responsavel legal pela neta. A analise dos dados teve por objetivo comparar os resultados nas tres avaliacoes. Os resultados demonstraram alteracoes em habilidades sociais educativas parentais nas tres categorias abordadas para a intervencao: comunicacao, expressividade e enfrentamento, estabelecimento de limites para as tres participantes. A aquisicao de novas habilidades parentais possibilitou uma reducao de problemas de comportamento e um aumento de respostas socialmente habilidosas por parte das criancas. Uma limitacao sugerida foi a utilizacao restrita de medidas de relato; entretanto, duas contribuicoes podem ser citadas, a utilizacao de varios instrumentos e a realizacao de diferentes avaliacoes, cujo delineamento e escasso na literatura. Palavras-chave: medicina do comportamento, psicologia infantil, educacao.
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