
Educação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/etd.v11i1.924
ISSN1676-2592
AutoresDiléia Aparecida Martins, Vera Lúcia de Carvalho Machado,
Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoO presente trabalho reflete à educação bilíngüe para estudantes surdos na educação superior, especialmente a trajetória de formação do intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Recupera o histórico da educação da pessoa surda e apresenta os dados de pesquisa realizada com intérpretes de Libras que atuam no ensino superior, referentes à formação desses profissionais. A partir da resposta dos sujeitos observa-se, que os profissionais amparam-se em conhecimentos apropriados no decorrer de sua formação humana, a partir de sua disposição social e de seu acesso às produções simbólicas.
Referência(s)