ESTUDO LUMINOTÉCNICO EM AMBIENTES DE SALA DE AULA: ANÁLISE EM UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

2009; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18391/qualitas.v8i1.379

ISSN

1677-4280

Autores

Gilney Christierny Barros dos Anjos, Juscelino de Farias Maribondo,

Tópico(s)

Health, Education, and Aging

Resumo

No ambiente de sala de aula, a iluminacao e fator decisivo. O nivel de iluminamento influi na percepcao, no rendimento e na fadiga visual dos usuarios. Com isso buscou-se fazer um estudo luminotecnico das salas de aula do curso de Administracao de uma IFES. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: observacoes “in-loco”, medicoes com luximetro digital Davis D401025, trena e maquina fotografica digital (marca Olympus modelo D-390). Para analise dos dados, foram usados o metodo dos lumens e os recomendados pela NBR 5413/1992 e NBR 5382/1985. Foi possivel constatar que as salas pesquisadas apresentam, em sua totalidade, algum tipo de desconformidade. Os problemas versam, basicamente, sobre: lâmpadas com mau funcionamento ou queimadas; existencia de pontos de sombra; quantidade de lâmpadas superiores ao necessario com consequente aumento no consumo de energia. As salas, durante a noite, apresentam medias de iluminância inferiores ou no minimo igual ao estabelecido pela NBR 5413. Como recomendacoes, sugerem-se: mudanca na posicao das luminarias; alteracao nas cores do ambiente, optando por aquelas que favorecam a iluminância; e limpeza regular das lâmpadas. Espera-se que as variaveis tratadas neste trabalho sejam pensadas pelos responsaveis pela educacao como uma possibilidade de melhoria na qualidade do ensino.

Referência(s)
Altmetric
PlumX