Artigo Produção Nacional Revisado por pares

TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO E A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 7; Issue: 9 Linguagem: Português

ISSN

2317-3475

Autores

Fernanda Bindaco da Silva Astori, Silvana Batista Sales, Silvana Ventorim,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este estudo analisa dados obtidos pelo survey produzido pela pesquisa nacional “Trabalho Docente na Educacao Basica no Brasil”, coordenada pelo Grupo de Estudos sobre Politica Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais, realizada em 2009 em sete estados brasileiros, incluido o Espirito Santo. No Espirito Santo, a pesquisa foi coordenada pelo Nucleo de Estudos em Politicas Educacionais da Universidade Federal do Espirito Santo, com dados coletados em escolas de educacao basica dos municipios de Vitoria, Guarapari, Santa Tereza, Viana e Nova Venecia. Considerando o universo de 1.481 trabalhadores docentes participantes do Espirito Santo que responderam sobre a utilizacao das novas tecnologias, no inicio de suas atividades na Educacao, alinhados a funcao, a formacao, ao tempo de atuacao na educacao e a etapa da educacao basica onde os mesmos estao atuando, foi possivel perceber que os dados apontam para uma predominância dos indicadores de “despreparado” e “razoavelmente preparado”. A analise sugere a necessidade de uma politica que contemple, na formacao do trabalhador docente, questoes relacionadas a utilizacao das novas tecnologias nas escolas da educacao basica.

Referência(s)