Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cultura da mídia e medievalidade: uma análise do videojogo Assassin’s Creed

2015; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português

10.5433/2237-9126.2015v9n17p257

ISSN

2237-9126

Autores

César Henrique de Queiroz Porto, Luiz Gustavo Soares Silva,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho analisa o videojogo <em>Assassin’s Creed</em> que, lançado em 2007, pela empresa Ubisoft Montreal, evoca representações do período medieval, destacando a Seita dos Assassinos e vários personagens históricos em meio à Terceira Cruzada. Devido à pouca produção bibliográfica envolvendo o assunto, lançamos mão de parte da teoria cinematográfica para subsidiar este trabalho. Exploramos em que medida a história representada no jogo dialoga com o momento de sua produção. Além disso, procuramos colocar em evidência o modo como os consumidores dessa trama, através da convergência das mídias, buscaram estabelecer uma relação mais próxima do enredo apresentado à sua experiência cotidiana.

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