
“Não, Isso não é Coisa pra Homem” - Masculinidades e os Processos de Inclusão/Exclusão em uma Escola da Baixada Fluminense – RJ. DOI: 10.5212/Rlagg.v.5.i2.0011
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Inglês
ISSN
2177-2886
AutoresLeandro Teófilo de Brito, José Guilherme de Oliveira Freitas, Mónica Santos,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoNo, This is Not a Man Thing - Masculinity and the Processes of Inclusion/Exclusion in a School in the Baixada Fluminense – RJ Esta pesquisa, de inspiracao etnografica, tem por objetivo compreender de que modo os processos de inclusao/exclusao se fazem presentes nas construcoes de masculinidades de alunos de turmas do ensino fundamental, em uma escola publica municipal de Nova Iguacu, regiao da Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro. A partir da analise dos dados encontrados no campo de pesquisa, constatamos que a modificacao ou a construcao de novas culturas de inclusao relacionadas as questoes de genero no espaco escolar, em especial ao reconhecimento de variadas e multiplas formas de masculinidades, que se diferenciem de – e contestem - sua forma hegemonica, mostra-se como o principal fator de mudanca e de combate aos processos de exclusoes, influenciando politicas e praticas escolares na busca incansavel e incessante pelo movimento da inclusao no contexto educacional. Palavras-chave: Genero; Masculinidades; Inclusao/Exclusao; Educacao; Baixada Fluminense. Abstract This ethnographically-inspired research aims to understand how the processes of inclusion/exclusion are present in the constructions of masculinity in elementary school students, in a public school in Nova Iguacu, in the Baixada Fluminense region of Rio de Janeiro. From the analysis of the data found in field search, we found that the modification or building of new cultures of inclusion related to gender issues within the school, particularly the recognition of varied and multiple forms of masculinity, that differ from — and challenge — its hegemonic form, appears as the main factor of change and combat against social exclusion processes, influencing school policies and practices in a tireless and unceasing search for the movement of inclusion in the educational context. Keywords: Gender; Masculinity; Inclusion/Exclusion; Education; Baixada Fluminense.
Referência(s)