
Estratégias de Marketing Internacional e a Relação com a Performance Exportadora e Orientação para Mercado Externo
2010; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18568/1980-4865.421-18
ISSN1980-4865
Autores Tópico(s)Innovation and Knowledge Management
ResumoO presente trabalho tem como objetivo identificar a relação entre estratégias de marketing das empresas exportadoras do Vale do Taquari com a performance exportadora e orientação para mercado externo. Para concretizar o objetivo proposto buscou-se a elaboração de referencial teórico, formado pelos itens estratégias de marketing internacional, performance exportadora e orientação para mercado externo. No nível epistemológico, foi realizado um levantamento tipo survey, com aplicação de questionário em uma amostra de 25 empresas exportadoras que desempenham atividades industriais, escolhidas de maneira não probabilística. Por fim, observou-se que as decisões chaves no modo de atuar nos diversos mercados em termos de estratégias de marketing internacional – satisfação com mercado interno, coerência internacional, adaptação e nível de localização das estratégias – possuem relação com a orientação para mercado externo e a performance exportadora das empresas estudadas.
Referência(s)