
A Imaginação Musical como um modelo possível para repensar a Teoria da História * The Musical Imagination as a possible model to rethink the Theory of History
2013; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Inglês
10.18223/hiscult.v2i1.822
ISSN2238-6270
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
Resumo<p><strong>Resumo:</strong> O presente artigo foi elaborado a partir da reprodução da conferência, proferida no XI Encontro de História da Educação do Ceará, realizado na cidade Baturité, em setembro de 2012, que se propôs a desenvolver a sugestão de que uma Imaginação Musical poderia trazer à História, e em especial à Teoria da História, a possibilidade de trazer novos aportes para a consideração da complexidade teórica de autores diversos. Mais especificamente, discute-se aqui a possibilidade de utilização de uma Metáfora Musical para a discussão da complexidade das identidades teóricas de historiadores e filósofos da História. A Metáfora empregada – o ‘acorde teórico’ – pretende apreender a complexidade de um autor supondo que nenhum autor, ou poucos autores, adequam-se estritamente à classificação em um único paradigma historiográfico, tal como o Positivismo, o Historicismo ou o Materialismo Histórico. As ideias apresentadas nessa Conferência foram desenvolvidas em um livro do autor, publicado em fins de 2010, no qual se pretende analisar diversos historiadores e suas obras a partir da metáfora proposta.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Acorde – Historiografia – Acordes Historiográficos.</p><p> </p><p><strong>Abstract:</strong> Originally presented as a conference paper, this article aims to support that a Musical Imagination could bring to the History, specially referring to the Theory of History, the possibility of new ways of considering the theory complexity of various authors, between historians, philosophers, social scientists and others. More specifically, the discussion aims to present the possibility of using a musical metaphor to discuss the complexity of the theoretical identities of historians and philosophers of History. The metaphor used – the ‘theory chord’ – intents apprehend the complexity of an author supposing that no author, or at least a few number of authors, could be closely classified in a single historiography paradigm, such as Positivism, Historicism or Historical Materialism. The ideas presented in this article will be developed in an author's book which will be published by the end of 2010, which seeks to analyze various historians and their works using the metaphor proposed.</p><p><strong>Keywords:</strong> Chord – Historiography – Historiographical Chords.</p>
Referência(s)