
O IMPACTO DOS DISTÚRBIOS DE VOZ NA QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES
2015; Volume: 14; Issue: 31 Linguagem: Português
10.31496/rpd.v14i31.860
ISSN1519-0919
AutoresVanessa Rissi, Stéfanie Rozin, William Weber Cecconelo,
Tópico(s)Assistive Technology in Communication and Mobility
ResumoEste estudo verificou se os distúrbios de voz possuem efeito na qualidade de vida do profissional docente. Realizou-se entrevista semiestruturada, cujo roteiro foi baseado no instrumento do WHOQOL-100, com 15 professores diagnosticados com nódulos de prega vocal. A análise de conteúdo permitiu retratar cinco categorias: principais distúrbios de voz relatados pelos professores; mudança do planejamento de aula em função dos distúrbios na voz; ruído competitivo no ambiente escolar; autoestima e realização profissional diante do distúrbio de voz; e afastamento do trabalho ocasionado pelo distúrbio na voz. Através das categorias analisadas, constatou-se que diferentes âmbitos da vida profissional do docente sofrem impacto significativo decorrente dos distúrbios de voz relacionados ao trabalho.
Referência(s)