Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O IMPACTO DOS DISTÚRBIOS DE VOZ NA QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES

2015; Volume: 14; Issue: 31 Linguagem: Português

10.31496/rpd.v14i31.860

ISSN

1519-0919

Autores

Vanessa Rissi, Stéfanie Rozin, William Weber Cecconelo,

Tópico(s)

Assistive Technology in Communication and Mobility

Resumo

Este estudo verificou se os distúrbios de voz possuem efeito na qualidade de vida do profissional docente. Realizou-se entrevista semiestruturada, cujo roteiro foi baseado no instrumento do WHOQOL-100, com 15 professores diagnosticados com nódulos de prega vocal. A análise de conteúdo permitiu retratar cinco categorias: principais distúrbios de voz relatados pelos professores; mudança do planejamento de aula em função dos distúrbios na voz; ruído competitivo no ambiente escolar; autoestima e realização profissional diante do distúrbio de voz; e afastamento do trabalho ocasionado pelo distúrbio na voz. Através das categorias analisadas, constatou-se que diferentes âmbitos da vida profissional do docente sofrem impacto significativo decorrente dos distúrbios de voz relacionados ao trabalho.

Referência(s)
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