
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADAS: O CASO DA CONTAGEM POR AGRUPAMENTO
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14244/19827199367
ISSN1982-7199
AutoresLaura Pippi Fraga, Jucilene Hundertmarck, Simone Pozebon, Diaine Susara Garcez da Silva, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Patrícia Sândalo Pereira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo apresenta uma Unidade Didática sobre contagem por agrupamento desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, no âmbito do Clube de Matemática, projeto que acontece por meio de uma parceria entre um grupo de estudos e pesquisas de uma instituição de ensino superior e escolas públicas, na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino - AOE (MOURA, 1996a). Nosso objetivo é propiciar reflexões sobre a apropriação do conceito de contagem por agrupamento numa dinâmica que tem como pressuposto básico o compartilhamento das ações. A atividade, aqui relatada, contempla três momentos presentes na AOE - a síntese histórica do conceito, a situação desencadeadora de aprendizagem e a síntese coletiva – através de encaminhamentos e ações que envolveram as crianças no movimento de apropriação do conceito de contagem por agrupamento, a partir da resolução coletiva de um problema apresentado por meio de um teatro. Dentre outros aspectos, foi possível perceber que o compartilhamento das ações foi importante para que o processo desencadeado viabilizasse a aprendizagem conceitual entre os estudantes e contribuísse para a formação dos professores e futuros professores envolvidos. Destacamos, ainda, a importância que as situações de ensino sejam intencionalmente organizadas pelo professor para se constituírem como problemas de aprendizagem, uma vez que estes permitem a organização de um modo geral de ação, promovendo a apropriação de conceitos. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; Educação matemática nos anos iniciais; Atividade Orientadora de Ensino; Agrupamento.
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