
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E REIFICAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA A PARTIR DE MARX E LUKÁCS
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v6i1.9677
ISSN2175-5604
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
Resumo<span style="color: #111111; font-size: 11px; line-height: 15px; background-color: #fffacd;">O objetivo dessa pesquisa foi o de "Investigar os processos de reificação e superação no desenvolvimento da tecnologia educacional na escola de Ensino Fundamental" e o problema de pesquisa: Como a escola de Ensino Fundamental, através do trabalho dos educadores com a tecnologia educacional, no uso dos computadores, pode evidenciar processos de reificação e caminhos à superação da lógica de produção capitalista? Focamos o estudo da reificação e superação a partir da perspectiva em Marx e Lukács, passando por outros autores que estudaram a reificação. Utilizamos pesquisa bibliográfica, documental e de campo com base no método dialético de análise. A amostra da pesquisa contou com o cômputo de treze escolas públicas de Ensino Fundamental pesquisadas, dispostas em nove Núcleos Regionais de Educação na cidade de Curitiba, de modo que contemplasse uma realidade escolar por região na cidade, envolvendo quinze professores entrevistados na totalidade. Focamos esse estudo no trabalho com a Informática na escola, como uma ramificação da discussão da tecnologia educacional, por apresentar as características singulares e similares do estudo da mercadoria na perspectiva da teoria crítica marxista. Apontamos a seguinte tese: "a escola de Ensino Fundamental, em face do trabalho com tecnologia educacional reproduz o modo de produção capitalista, através do processo de reificação representado na forma de mercadoria, uso dos computadores no ensino, mas pode revelar caminhos à superação da lógica capitalista" e respondemos ao problema de pesquisa a partir do caminho proposto com base na pesquisa de abordagem dialética.</span>
Referência(s)