ODAIR JOSÉ SOB CENSURA: UMA SINOPSE DAS PALAVRAS VIGIADAS

2010; Volume: 1; Issue: 7 Linguagem: Português

ISSN

1982-1662

Autores

Joicy Suely Galvão da Costa,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Discute-se, neste trabalho, o estilo musical denominado brega, ou cafona, e sua relacao com a censura politica nos anos de chumbo da ditadura militar no Brasil (1964-1985). A pesquisa empirica ocorreu atraves da apreciacao de algumas cancoes censuradas, na decada de 1970, do cantor e compositor Odair Jose e dos seus documentos de veto, assinados por tecnicos da Divisao de Censura de Diversoes Publicas (DCDP), orgao responsavel pelo controle dos discursos musicais cantados no periodo. No estudo, a palavra, presente tanto nos discursos repressivos, quanto nas composicoes do referido artista, foi transformada em categoria de analise, visto que atraves dela as ideologias sao veiculadas no seio social por meio da linguagem. Como aporte teorico, citamos as contribuicoes de alguns autores sobre a questao da palavra, da linguagem e da transmissao de ideologias repressivas e do cotidiano, tais como: Arendt (1981), Bakhtin (1997), Canetti (1995) e Vygotsky (2009). Portanto, a analise da vigilância as letras musicais ganha aqui uma dimensao crucial para o estudo: a Censura usava, em suas justificativas de veto, palavras vigiadoras, carregadas de um sentido discursivo reprodutor da ordem ideologica do regime autoritario

Referência(s)