O Rural e o Urbano: experiências solidárias no campo da educação

2012; Faculdade de Educação; Issue: 24 Linguagem: Português

10.15210/caduc.v0i24.1496

ISSN

2178-079X

Autores

Balduino Antônio Andreola,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este artigo esta relacionado com o projeto que o autor vem realizando, com seu grupo de pesquisa, sobre o tema “A Valorizacao da Cultura do Campo nas Escolas do Meio Rural e na Formacao de Professores para o Meio Rural”. Marx e Engels, ao analisarem historicamente a divisao e oposicao entre a cidade e o campo, consideram-na fonte e causa da divisao social do trabalho. No campo da educacao, esta antitese se traduz no transplante puro e simples de modelos urbanos para as escolas do meio com total menosprezo dos saberes e da cultura do campo. antitese, a oposicao e dominacao da cidade com relacao ao campo poderao ser superadas atraves de formas solidarias de relacionamento e de intercâmbio. Nesta perspectiva de mudanca nas relacoes entre o campo e a cidade sao aqui analisadas, brevemente, cinco experiencias. Uma delas, relatada por Paulo Freire, em “Cartas a Guine-Bissau”. As outras aqui trazidas, foram realizadas por professores e alunos em quatro universidades gauchas: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel, a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e a Universidade de Passo Fundo – UPF. O encontro, o dialogo e a troca de experiencias se revelam eficazes, na superacao da distância e do preconceito, numa perspectiva de reciprocidade, de comunicacao e de solidariedade. Palavras-chave : Educacao Rural, cidade, campo, soli dariedade, dialogo. Rural and Urban areas: educational experiences based on solidarity Abstract This article is related to a research project that the author has been carrying out with his research team on the topic “The Valuing of Country Culture in Rural Schools and in Teacher Training for Rural Areas”. When Marx and Engels made a historical analysis of the division and opposition between urban and rural areas, they considered them the source and cause of the social division of labor. In the field of education this antithesis is expressed in the simple transplantation of urban models to rural schools and the concomitant disdain for country culture. The antithesis, opposition and domination of the city vis-a-vis the country can be overcome through solidary forms of relationship and exchange. This paper briefly discusses five experiences from the perspective of change in the relations between the rural and urban environments. One of them is described by Paulo Freire in his “Letters to Guinea-Bissau”. The other ones were made by professors and students at four universities of the state of Rio Grande do Sul: the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), the Federal University of Pelotas (UFPel), the Federal University of Santa Maria and the University of Passo Fundo. Encounter, dialogue and the exchange of experiences prove to be effective in overcoming distance and prejudice from a perspective of reciprocity, communication and solidarity. Key words : Rural education, City, Country, Solidarity, Dialogue. * Este trabalho e resultado parcial do Projeto de Pesquisa A valorizacao da cultura do campo na escola do meio rural e na formacao de professores para o meio rural, financiado pelo CNPq, e contando com a colaboracao de Joel Luis Dumke, bolsista de Apoio Tecnico do CNPq, e de Monica Barden, bolsista de Iniciacao Cientifica do CNPq.

Referência(s)
Altmetric
PlumX