O Ensino da ética no curso de Medicina: a experiência da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
2009; Conselho Federal de Medicina; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1983-8042
AutoresJosé Eduardo de Siqueira, Márcia Hiromi Sakai, Rogério Luiz Eisele,
Tópico(s)Ethics and bioethics in healthcare
ResumoO ensino da etica nos cursos de Medicina passa por um momento de transformacoes. O modelo classico representado pela disciplina de Medicina Legal e Deontologia esta-se mostrando insuficiente para atender a necessaria formacao humanistica do profissional. Neste trabalho, avaliam-se as inadequacoes do mesmo e propoe-se como alternativa a introducao da disciplina de Bioetica. Marcadamente interdisciplinar, a Bioetica oferece aos estudantes a possibilidade de conhecer as diferentes correntes de pensadores que se debrucam sobre o conhecimento comportamental do ser humano. Permanecem as indispensaveis reflexoes sobre normas deontologicas, enriquecidas, porem, com uma visao mais abrangente da moralidade humana. Numa sociedade plural e secularizada, em que o medico entra cotidianamente em contato com diferentes concepcoes de vida, torna-se imperioso assumir tomadas de decisoes sintonizadas com essa realidade. Questiona-se, ainda, a pertinencia do modelo passivo ensinar-aprender. Sabendo-se que o ser humano e possuidor de um complexo sistema mental de elaboracao das informacoes recebidas, advoga-se a tese de que a aprendizagem e muito mais um processo ativo de interacao docente, discente e realidade social. Nao basta tomar conhecimento de normas morais e legais, pois o comportamento etico do medico exige tolerância, prudencia e poder de discriminacao, caracteristicas da nova disciplina.
Referência(s)